Citações de Francisco Sá Carneiro

Que a realização da justiça implica a reoganização da liberdade, mas é incompatível com a sua supressão, sabemo-lo todos por experiência própria, embora só alguns o realizem e poucos o consigam dizer.
(Secção "Visto" do "Expresso" - Atenta, Veneradora e Obrigada (título original)

Numa perspectiva social-democrata o sufrágio é essencial para a construção da democracia integral.
(Parte I - Democracia Já! - Eleições)

Se formos eleitos teremos de ser efectivamente representantes, o que significa que havemos de exprimir a vontade da Nação, procurar realizar os seus anseios, corresponder aos seus objectivos.

(…) A liberdade exige também que se repense a noção de Estado. O Estado deve ser defendido. Para preservar o Estado democrático, é necessário reformá-lo.
(Parte II - Intervenção na Convention Nationale Economie et Liberté - Paris)

O socialismo marxista, colectivista e estatizante, por mais suave que seja o seu discurso, não convém ao progresso dos povos nem ao livre desenvolvimento dos homens, até porque é arcaico.
(Nota enviada à agência noticiosa espanhola EFE)