Citações de Francisco Sá Carneiro
Há que caminhar no sentido de soluções que, se não forem socialistas, serão muito próximo delas, soluções que em muitos sectores serão necessariamente socializantes.
(Entrevista dada à "República").
(…) Um partido existe para disputar o poder. Ele próprio é centro de disputa do poder. Mas tem de resistir à atracção daqueles que procuram acenar-lhe com glórias… Mas tem de saber resistir-lhe, em nome da fidelidade aos eleitores, em nome da fidelidade aos seus militantes.
(Parte II - Discurso no Comício de Valença do Minho)
Uma economia estatizada é incompatível com um regime democrático. Não pode existir uma sociedade pluralista, quando uma economia se encontra inteiramente estatizada.
(Parte II - Intervenção na Convention Nationale Economie et Liberté - Paris)
Podemos sentir ou não vocação para o desempenho de atitudes ou de cargos políticos, podemos aceitar ou não as condições em que estamos, concordar ou não com a forma como a intervenção nos é facultada, mas não temos o direito de nos demitirmos da dimensão política, que, resultante da nossa liberdade e da nossa inteligência, é essencial à condição de homens.
No mundo actual, o estado clássico é demasiado grande para os pequenos problemas e demasiado pequeno para os grandes problemas.
(Parte II - Intervenção na Convention Nationale Economie et Liberté - Paris)