Citações de Francisco Sá Carneiro

A pessoa humana define-se pela liberdade. Ser homem é ser livre. Coarctar a liberdade é despersonalizar; suprimi-la desumanizar. A liberdade de pensar é a liberdade de ser, pois implica a liberdade de exprimir o pensamento e a de realizar na acção.
(Debate em A Capital sobre liberdades político-religiosas).

Ser de esquerda é ser por transformações progressivas, por uma melhor justiça social, ao mesmo tempo do crescimento da democracia. É usar métodos democráticos, é ter acima de tudo em consideração os interesses do nosso povo, postos acima dos interesses do partido, postos acima dos interesses de qualquer política internacional.
(Parte I - Democracia Já! - As implicações de um Reconhecimento)

Qualquer democracia pressupõe a hegemonia de um poder civil.
(Capítulo II - Entrevista a A Capital)

(…) O reconhecimento duma posição política corresponde ao inegável direito de cada uma das pessoas e ao imperativo da sociedade que elas formam.
(Capítulo II - Intervenções políticas - Entrevista ao "Jornal República").

Desde a educação e futuro dos nossos filhos às nossas próprias condições de trabalho e de vida, desde a liberdade de ideias à liberdade física, aquilo que pensamos e queremos coloca-nos directamente ante a política: seja em oposição frontal à seguida por determinado governo, seja de simples desacordo, seja de apoio franco