Citações de Francisco Sá Carneiro

Citações de Francisco Sá Carneiro

(…) do conjunto dos bens comuns, compete essencialmente ao poder político prosseguir três, e são eles a paz pública, a moralidade pública e a justiça, não esquecendo que aquilo que em primeiro lugar é devido em justiça às pessoas é a sua liberdade.

– Francisco Sá Carneiro – 1972-03-15
(Capítulo I - A proposta dos direitos fundamentais - "A proposta de lei sobre Organização Judiciária").
Citações de Francisco Sá Carneiro

(…) A social-democracia não é um fruto do desenvolvimento, pelo contrário, o desenvolvimento e o progresso é que são frutos da social-democracia.

– Francisco Sá Carneiro – 1975-10-12
(Capítulo II - Discurso no comício do Campo Pequeno)
Citações de Francisco Sá Carneiro

O nosso partido entende que para a institucionalização da democracia portuguesa é fundamental a existência de um Parlamento eleito.

– Francisco Sá Carneiro – 1976-02-18
(Parte I - Democracia Já! - A viabilidade do Pacto)
Citações de Francisco Sá Carneiro

E aqueles que, no plano jurídico-político, lutam para que os direitos sociais sejam satisfeitos sem que a pessoa fique à mercê do poder, são apontados como seguidores românticos de um liberalismo individualista ultrapassado

– Francisco Sá Carneiro – (Prefácio de Sá Carneiro na tradução portuguesa do livro "Estado de direito e sociedade democrática" de Elias Diaz 1969).
Citações de Francisco Sá Carneiro

Falar em liberdade, num país livre, deixa as pessoas simplesmente indiferentes. Mas quando dela se não goza é constante o interesse por tudo quanto à liberdade respeita.

– Francisco Sá Carneiro – 1973-03-03
(Secção "Visto" do "Expresso" - Prove que é livre).

Parceiros