Citações de Francisco Sá Carneiro

Citações de Francisco Sá Carneiro

(…) A social-democracia não é um fruto do desenvolvimento, pelo contrário, o desenvolvimento e o progresso é que são frutos da social-democracia.

– Francisco Sá Carneiro – 1975-10-12
(Capítulo II - Discurso no comício do Campo Pequeno)
Citações de Francisco Sá Carneiro

Concebemos a social democracia como socialismo personalista, que concilia o primado do social com o integral respeito pela criatividade pessoal, construindo uma sociedade justa e igualitária, com preservação das esferas de acção moral e material da pessoa, do seu espaço de liberdade.

– Francisco Sá Carneiro – 1976-10-31
(Parte II - Discurso de abertura do III Congresso do PSD em Leiria)
Citações de Francisco Sá Carneiro

(…) Mais importante do que a doutrinação é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem. Nem se estranhe que pensemos o Partido também como difusor de ideias, como estimulante da acção e da crítica pessoais. Se não formos também isso renunciaremos à dimensão cultural e ética da política, transformá-la-emos, e a toda a nossa acção, em mero jogo de vulgaridades que só os medíocres e oportunistas aceitarão.

– Francisco Sá Carneiro – 1976-06-14
(Parte II - Depoimento pelo 100º número do Povo Livre)
Citações de Francisco Sá Carneiro

(…) A classe média pode e deve ser uma classe aberta ao progresso das classes mais desfavorecidas e deve ser o espelho de um projecto reformista e progressivo.

– Francisco Sá Carneiro – 1979-05-19
(Discurso no encerramento do Encontro das Autarquias Locais da Área Metropolitana de Lisboa - Vila Franca de Xira)
Citações de Francisco Sá Carneiro

O socialismo marxista, colectivista e estatizante, por mais suave que seja o seu discurso, não convém ao progresso dos povos nem ao livre desenvolvimento dos homens, até porque é arcaico.

– Francisco Sá Carneiro – 1979-03-02
(Nota enviada à agência noticiosa espanhola EFE)

Parceiros