Citações de Francisco Sá Carneiro

Citações de Francisco Sá Carneiro

Opor-se-lhe-á as dos que, gritando traição, clamarão que discutir o pormenor é já minar o essencial, discordar dos métodos é já pôr em dúvida a realização, criticar os executantes é já suspeitar do poder que servem.

– Francisco Sá Carneiro – 1973-02-03
(Secção "Visto" do "Expresso" - A participação).
Citações de Francisco Sá Carneiro

Num regime como o nosso, em que o Presidente detém ou controla todos os poderes do Estado, podendo livremente convocar ou dissolver a própria Assembleia Nacional, a liberdade política essencial - a de eleger e ser eleito - está implicada na forma da eleição.

– Francisco Sá Carneiro – 1971-06-15
(Entrevista dada ao Jornal "O Tempo").
Citações de Francisco Sá Carneiro

Concebemos a social democracia como socialismo personalista, que concilia o primado do social com o integral respeito pela criatividade pessoal, construindo uma sociedade justa e igualitária, com preservação das esferas de acção moral e material da pessoa, do seu espaço de liberdade.

– Francisco Sá Carneiro – 1976-10-31
(Parte II - Discurso de abertura do III Congresso do PSD em Leiria)
Citações de Francisco Sá Carneiro

A intervenção activa (...) trata-se portanto de um direito e de um dever que nos assiste como simples cidadãos, pelo qual não nos devemos cansar de lutar e ao qual não nos podemos esquivar a corresponder.

– Francisco Sá Carneiro – (Primeiro discurso político, sessão de propaganda eleitoral - Matosinhos).
Citações de Francisco Sá Carneiro

A questão dos independentes prova que, efectivamente, ainda temos uma indefinição política democrática bastante grande, porque nas democracias estabilizadas não há independentes na política. A política faz-se através das organizações partidárias.

– Francisco Sá Carneiro – 1976-06-03
(Parte II - Entrevista à Opção)

Parceiros