Academia de Formação Política para Mulheres Social Democratas

Academia de Formação Política para Mulheres Social Democratas

O Instituto Francisco Sá Carneiro, o PSD e as MSD, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, desenvolveram um conjunto de iniciativas destinadas a melhorar e aprofundar a formação política das mulheres do PSD sob a designação de Academia de Formação Política para Mulheres.

A formação política na área do género, como acontece nas áreas da juventude, trabalho e autarquias, possui particularidades que têm sido objeto de vários estudos europeus e internacionais. Ainda assim, é a primeira vez que o PSD, através do Instituto Sá Carneiro, leva a cabo uma formação política destinada especificamente a mulheres.

Pretendemos que a Academia de Formação Política para Mulheres contribua de forma inovadora para melhorar a compreensão do fenómeno político e estimular a participação das mulheres na vida política.

As destinatárias da primeira formação são as mulheres social democratas, membros do PSD, que pretendem potenciar a sua capacidade de intervenção e participar de forma mais ativa, não apenas no espaço do PSD, mas sobretudo na vida política, económica e social do país.

A formação em apreço terá a duração de 3 dias - um fim de semana alargado e intensivo (sexta ao final da tarde, sábado e domingo) - e contará com a participação de, no máximo, 30 mulheres.

Contamos com um painel de oradoras/es e formadoras/es que serão uma mais valia para a formação na área da política, da liderança, da economia e das questões de género.

A formação inicia-se no dia 26 de outubro, sexta-feira, com um jantar debate em Lisboa. Neste jantar contaremos com o Presidente do Partido, Dr. Rui Rio.

Após o jantar de sexta-feira, o grupo de formandas deslocar-se-á para o Inatel da Costa da Caparica, onde ficará alojado durante o fim de semana, de 26 a 28 de outubro, em regime de pensão completa. Durante este período serão organizados debates com oradores convidados, nacionais e estrangeiros. Será disponibilizada tradução simultânea.

São convidadas a candidatar-se todas as mulheres militantes do PSD que pretendam desenvolver as suas capacidades de acordo com os objetivos do curso acima mencionadas.

As candidaturas podem ser enviadas clicando aqui até 13 de outubro

Só serão apreciadas as candidaturas que preencham os seguintes requisitos:

  1. Formulário de candidatura totalmente preenchido

  2. Currículo (máximo duas páginas A4)

  3. Fotografia atualizada

Nesta primeira edição da Academia serão privilegiadas as candidaturas oriundas dos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém e Leiria, e valorizadas as componentes de intervenção partidária e/ou cívica.

As candidatas selecionadas deverão comprometer-se a participar em todas as sessões do curso.

O valor da inscrição será de 60 Euros, o pagamento pode ser efectuado para o IBAN: PT50 0007 0023 0066 9610 0020 2

Datas da Formação: 26 a 28 de outubro

 

Com os melhores cumprimentos,

O Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, Luís Alves Monteiro

A Presidente da Academia de Formação Política para Mulheres do PSD, Lina Lopes