CARLOS MOEDAS FOI O PRIMEIRO CONVIDADO DAS “SÁ CARNEIRO TALKS”

CARLOS MOEDAS FOI O PRIMEIRO CONVIDADO DAS “SÁ CARNEIRO TALKS”

CARLOS MOEDAS FOI O PRIMEIRO CONVIDADO DAS “SÁ CARNEIRO TALKS”

Realizou-se na segunda-feira, dia 14 de setembro de 2020, a primeira edição das Sá Carneiro Talks, promovidas pelo Instituto Francisco Sá Carneiro.

O evento designado “Sá Carneiro Talks” integra-se no programa que assinala o 40º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro, celebrando o pioneirismo e atualidade do seu pensamento e ação relativamente a Portugal, ao espaço e intervenção do nosso país na Europa e no Mundo.

O evento iniciou-se com uma intervenção de Carlos Moedas, ex-Comissário Europeu, subordinada ao tema da Inovação, seguindo-se um período de debate, moderado por Joaquim Biancard Cruz, Administrador do Instituto Francisco Sá Carneiro, com nomes de relevo ligados ao tema, como Lídia Pereira, membro do Parlamento Europeu, Ricardo Acto, Vice-Presidente de operações do Rock in Rio, Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4You e João Trigo da Rosa, Presidente da Associação Portuguesa de Business Angels.

O ex-comissário europeu Carlos Moedas defendeu que Portugal deveria fazer uma “reforma profunda” quer no sistema educativo, de forma a virá-lo para a inovação, quer na segurança social. Carlos Moedas assumiu que a inovação - área que coordenou na Comissão Europeia - é a sua “paixão”.

“O que é importante não é a inovação, mas o inovador. As políticas públicas que hoje mais do que nunca precisamos é ter uma reforma profunda do sistema educacional (...), é ter uma reforma profunda da nossa segurança social, que permita ajudar os que mais precisam e garantir as futuras reformas e pensões”, afirmou Carlos Moedas.

O evento foi transmitido no Facebook e no site do Instituto Francisco Sá Carneiro.