Debate perspetivou presidência portuguesa da EU

Debate perspetivou presidência portuguesa da EU

Debate perspetivou presidência portuguesa da EU

Decorreu hoje, a conferência “Presidência da UE: Experiência Alemã vs. Expectativa Portuguesa”, numa organização do Instituto Francisco Sá Carneiro. Com a moderação de João Montenegro, Vice-Presidente do IFSC, contou com a participação de Graça Carvalho, eurodeputada e presidente do IFSC; de Wilhelm Hofmeister, diretor da Fundação Konrad Adenauer, e de Leonídio Paulo Ferreira, diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. O vice-presidente do IFSC, Francisco Sousa Soares, do conselho de administração, encerrou a conferência.

Sobre a temática, Wilhelm Hofmeister considerou que “Portugal com o perfil atlântico que tem, pode ser uma vantagem para a União Europeia, neste momento em que vamos reiniciar a relação com os Estados Unidos da América”, sendo que, João Montenegro anteviu que “Portugal continuará a ser a porta de entrada de África na Europa, mesmo com a situação de pandemia”.

A situação pandémica foi analisada durante o debate. Leonídio Ferreira considerou que ela “dificulta, mas traz oportunidades, pois a Europa percebeu que não podia continuar dependente do que se produzia na China”. Wilhelm Hofmeister alertou que “os efeitos da pandemia vão marcar a agenda política de todos nós e Portugal, ao assumir a presidência do Conselho Europeu, tem que lidar e se preocupar com este tema”.