Debates Sá Carneiro

Debates Sá Carneiro

O Instituto Sá Carneiro iniciou esta semana um novo ciclo que arrancou formalmente em Julho com a tomada de posse da nova equipa liderada por Pedro Reis.

Este novo ciclo do IFSC fica desde logo marcado pela celebração de uma parceria estratégica com a Fundação Adenauer que lhe vai permitir organizar os "Debates Sá Carneiro" onde se quer discutir e aprofundar temas que interessem a Portugal e à União Europeia.

O debate desta semana, à porta fechada, juntou mais de quarenta pessoas das mais diversas áreas e setores e centrou se nos grandes desafios que se colocam à Europa.

Para tal a Fundação Adenauer trouxe a Portugal o ex ministro da economia francês, Edmond Alphandery, e o deputado alemão Matern Von Marschal que, em conjunto com fizeram intervenções de fundo que depois deram lugar ao debate coletivo, sendo o debate encerrado pelo Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Já estão também agendadas para os próximos meses mais iniciativas do Instituto Sá Carneiro no âmbito da parceria com a Fundação Adenauer, entre as quais um debate sobre o posicionamento da União Europeia face a África e ao Atlântico em que o orador convidado nacional vai ser Antonio Vitorino, outro sobre o impacto das eleições americanas para a União Europeia que estará a cargo do Presidente da FLAD, Vasco Rato, e de mais um convidado estrangeiro e um terceiro em que o convidado nacional é Paulo Portas que vai debater as alterações em curso na América Latina e as oportunidades que tais mudanças encerram para a política europeia.

Além dos "Debates Sá Carneiro" é intenção do think tank organizar também os "Encontros Sá Carneiro" que visam aprofundar temas de alcance mais nacional como a reforma da Segurança Social e do sistema eleitoral, os eixos de uma política económica sustentada para captar investimento e uma política para a cultura e a língua portuguesa entre outros.

Conferência Instituto Francisco Sá Carneiro