Eleito o novo Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro

Eleito o novo Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro

Eleito o novo Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro

A Eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi eleita presidente do Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro. A Eurodeputada recebeu este resultado “com orgulho e responsabilidade, por poder suceder a um conjunto de figuras de referência da Social Democracia” que já lideraram a instituição.

O novo Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro, eleito para um mandato de três anos, contará com três vice-presidentes: João Montenegro, Lina Lopes e Nuno Matias. São ainda membros do Conselho de Administração: Maria do Céu Patrão Neves, Francisco Sousa Soares, Joaquim Maria Biancard Cruz, Gonçalo Saluce de Sampaio e Custódio Vale de Gato.

O novo Conselho de Administração foi eleito pelos membros do Conselho Geral do Instituto, que tem como presidente da Mesa Francisco Pinto Balsemão.

Maria da Graça Carvalho foi Ministra da Ciência e Ensino Superior no Governo liderado por José Manuel Durão Barroso, e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, no executivo de Santana Lopes. É professora catedrática do Instituto Superior Técnico e tem 30 anos de experiência nas áreas da energia, alterações climáticas e política de ciência, tecnologia e inovação.

Foi membro do Conselho de Diretivo e Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico, além de ter sido membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Integrou a Comissão Política Nacional de Rui Rio e está presente no Conselho Estratégico Nacional do PSD, coordenando as áreas do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Cultura.

Em Bruxelas foi membro da unidade de mecanismo de aconselhamento científico da Direcção-Geral da Ciência e Inovação da Comissão Europeia e conselheira principal do presidente da Comissão, para as áreas da Ciência, Ensino Superior, Inovação, Energia, Meio Ambiente e Alterações Climáticas. Mais recentemente foi também conselheira principal do Comissário Europeu com o pelouro da Ciência Inovação, Carlos Moedas.

Veja mais fotos aqui