Resumo do 1º dia da Universidade de Verão

Resumo do 1º dia da Universidade de Verão

Resumo do 1º dia da Universidade de Verão

Começou a 11ª edição da Universidade de Verão. Os cerca de 100 alunos participantes chegaram hoje do continente e ilhas para uma semana de formação política intensiva e as suas expectativas são elevadas.

Sessão formal de abertura

A sessão de abertura contou com a presença do Vice-Presidente do PSD, Dr. Marco António Costa, o secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, o director da UV, Carlos Coelho, e os directores adjuntos, Nuno Matias e Duarte Marques.
Depois do visionamento de um vídeo resumo da Universidade de Verão 2012, o director da UV falou do difícil processo de selecção pelo qual os alunos passaram antes de serem os escolhidos. Carlos Coelho referiu ainda a pluralidade da nova turma que conta com alunos experientes na política e, ao mesmo tempo, pessoas sem qualquer ligação partidária mas com vontade de aprender. Terminou lembrando que o grande objectivo da Universidade de Verão é formar pessoas capazes de uma intervenção política responsável e explicando regras e procedimentos essenciais da semana.
Foi ainda feita uma homenagem àquele que se revelou, nos últimos anos, um dos melhores professores da Universidade de Verão em diversas edições, António Borges.
De seguida interveio o presidente da JSD, Hugo Soares, que, saudando os alunos, lembrou que «as férias acabaram» e esta será uma semana de bastante trabalho, desejando ainda boa sorte a todos.
Marco António Costa, coordenador da Comissão Política Nacional do PSD e convidado desta sessão, afirmou que, para o partido, a produção de pensamento, a construção de alternativas, o estímulo à participação política dos cidadãos, o contributo para o debate democrático e a formação de jovens quadro são prioridades inquestionáveis desta formação. Segundo Marco António Costa, há uma nova forma de fazer política baseada em «ser fiel a valores e princípios, recusando a cedência ao facilitismo, à demagogia e ao anúncio daquilo que se sabe não poder ser feito». O coordenador destacou ainda 4 desses valores e princípios: o compromisso com a verdade; o interesse nacional como referencial único da acção política; o compromisso com a procura do consenso político e social; a solidariedade para com os mais desprotegidos e vulneráveis.
Por fim, José Matos Rosa terminou a sessão entregando aos conselheiros os estandartes dos respectivos grupos: Jorge Varela – Encarnado e Laranja; Paulo Pinheiro – Amarelo e Bege; Simão Ribeiro – Castanho e Cinzento; Teresa Azoia – Roxo e Verde; Vera Artilheiro – Azul e Rosa.

Jantar inaugural

O primeiro jantar da UV 2013 teve como convidados o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Ribeiro, e Ricardo Rio, candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga. Naquela que é a última edição deste evento com a presença de António Ribeiro como presidente da CM de Castelo de Vide, Carlos Coelho começou por agradecer a hospitalidade com que tem recebido as sucessivas edições deste evento e congratulou-o pelo bom exemplo que é como autarca. Ricardo Rio, homem persistente, determinado e, nas palavras de Carlos Coelho, o próximo presidente da CM de Braga, salientou a importância de agir pela causa pública e não para benefício próprio. Mostrando-se contra os gastos excessivos realizados no seu concelho, defendeu que é fundamental saber gerir os custos de acordo com as necessidades e desenvolver uma gestão autárquica mais participada.
O dia terminou com a primeira reunião dos grupos com os respectivos conselheiros, cujos objectivos foram a apresentação e a escolha dos coordenadores. 

«Antes, quando havia algum problema, as pessoas diziam que iam chamar a Sic e a Tvi. Agora dizem que vão falar com o Ricardo Rio» - Ricardo Rio