Resumo do 2º dia da Universidade de Verão

Resumo do 2º dia da Universidade de Verão

Resumo do 2º dia da Universidade de Verão

O segundo dia da Universidade de Verão 2013 começou com uma aula do Engenheiro Jorge Moreira da Silva subordinada ao tema “Ambiente e energia: o que temos de decidir já”. O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia trouxe ao debate questões como a urgência em encontrar políticas, mecanismos e iniciativas que dêem resposta aos problemas ambientais e a necessidade de apostar na implementação de uma «economia verde» em Portugal. Segundo Jorge Moreira da Silva, Portugal tem nesta área grandes possibilidades de internacionalização por força da tecnologia, das engenharias e das infra-estruturas.

Seguiu-se um almoço com a presença do Professor Doutor Tiago Duarte, especialista em Direito Constitucional, que fez um briefing sobre a Constituição da República Portuguesa, de forma a dar aos alunos informação necessária para a realização dos seus trabalhos de grupo. O Professor explicou que a separação de poderes e a garantia dos direitos fundamentais são os dois pilares estruturantes da Constituição e da Democracia, referindo que «a Constituição deve acompanhar o passar do tempo» e que revê-la «é uma maneira de a garantir». Terminou afirmando que «tudo somado, a nossa Constituição é um caso de sucesso».

Tiago Duarte

A aula da tarde contou com a sabedoria do Engenheiro Carlos Moedas para dar “10 respostas sobre o programa de ajustamento em Portugal”. O Secretário de Estado-Adjunto do Primeiro-Ministro começou por admitir que, apesar de ser difícil prever o resultado de um programa de ajustamento, «Portugal vai voltar a crescer, porque a nossa História mostra que Portugal é capaz de crescer». Abordou tópicos como: as razões da crise; o FMI, a Troika e os programas de ajustamento no mundo; os primeiros resultados do ajustamento português; e invalidou pensamentos comuns como a errada implementação de medidas previstas no programa, a falta de recompensa pelos esforços já realizados, o aumento constante da dívida e a irrelevância do impacto das reformas estruturais.
Lembrou ainda que é essencial finalizar o programa para ganhar a confiança dos mercados e que «o crescimento é um objectivo, não é uma medida».

Tiago Duarte

O dia terminou com um Jantar-Conferência com o Professor Doutor José António Salcedo. Uma exposição brilhante, sábia e intimista sobre a sua vida em que a Responsabilidade foi o tema dominante e que mereceu a atenção da plateia durante cerca de duas horas e meia. “Zé António”, como pediu que lhe chamassem, confessou dar grande importância à educação como via para chegar à autonomia e à responsabilidade e incentivou a que não fiquemos calados: «devemos levantar a voz de forma correcta, educada». Deu ainda provas de que «um Estado centralizador desresponsabiliza as pessoas» por lhes retirar poder de decisão autónomo.
Também a importância do multiculturalismo, da persistência e da procura de realização foram temas abordados pelo Professor.

Tiago Duarte

 "O fácil é sermos iguais, o difícil é sermos únicos. Sejam todos únicos!"
- José António Salcedo