Resumo do 5º dia da Universidade de Verão

Resumo do 5º dia da Universidade de Verão

Resumo do 5º dia da Universidade de Verão

No quinto dia da Universidade de Verão 2013, o primeiro tema abordado foi a co-adopção por casais homossexuais, um tema actual e fracturante na sociedade portuguesa. Frente-a-frente estiveram os deputados Mónica Ferro – a favor – e José Manuel Canavarro – contra. Apesar das diferenças, ambos confessaram não ter um posicionamento radical relativamente à questão e Canavarro advertiu para a falta de estudos credíveis acerca dos efeitos desta alteração de paradigma. Mónica Ferro afirmou que é fundamental, acima de tudo, garantir as condições necessárias ao bem-estar criança e ao respectivo equilíbrio familiar.
Carlos Coelho fez um balanço positivo da discussão, referindo a boa qualidade e pertinência das questões e intervenções dos alunos, bem como a seriedade com que o tema em causa foi encarado, gerando-se um debate extremamente enriquecedor.



À tarde foi a vez de Marcelo Rebelo de Sousa falar acerca d’ “A consolidação da Democracia e o PSD”. Marcelo percorreu a linha do tempo e fez uma reflexão sobre os momentos de viragem na História da democracia portuguesa nas últimas décadas, referindo, paralelamente, a evolução do Partido Social Democrata ao longo dos anos e traçando as principais diferenças entre o que era aquando da sua fundação e o que é na actualidade, ressalvando que o PSD é «um partido de militantes» e não de eleitores.
Chegada a fase das dúvidas dos alunos, estes mostraram-se interessados em questionar o comentador relativamente à actualidade política, económica e social. Marcelo Rebelo de Sousa é presença assídua na Universidade de Verão há já vários anos e é constante a sua capacidade de prender a atenção dos participantes.

O jantar-conferência do quinto dia da UV contou com de Leonor Beleza, que fez uma exposição acerca da Fundação Champalimaud, à qual preside. Os alunos ficaram a saber um pouco mais sobre este centro de investigação reconhecido internacionalmente por características como a inovação tecnológica e a preocupação com a humanização dos cuidados com os pacientes. Também o facto de juntar no mesmo espaço investigadores, médicos e pacientes é chave para o sucesso deste centro.


Leonor Beleza partilhou alguns episódios relacionados com a sua vida pessoal e política, nomeadamente a experiência como uma das primeiras mulheres em Portugal a ocupar cargos relevantes – foi Secretária de Estado e Ministra numa época em que era quase certo que os mesmos fossem ocupados apenas por homens. Revelou ainda que desde muito cedo lhe foram exigidos rigor, trabalho e competência, o que faz com que hoje seja defensora de uma verdadeira meritocracia para a sociedade portuguesa.

«Olhem para a nossa história recente como país, e descubram que as coisas não estão adquiridas, não estão ganhas... (...) gastem o vosso tempo a procurar uma formação pessoal tão intensa e exigível como possível. (...) não está nada perdido, mas temos que cuidar do nosso tesouro, do nosso país.»
- Leonor Beleza