Tomada de Posse do Instituto Francisco Sá Carneiro

Tomada de Posse do Instituto Francisco Sá Carneiro

Tomada de Posse do Instituto Francisco Sá Carneiro

Foi através de formato digital que a nova equipa do Instituto Francisco Sá Carneiro tomou posse. Tendo em conta os constrangimentos impostos pela Direção Geral de Saúde, face ao período de pré-confinamento que se vive em virtude da situação pandémica, a equipa de Maria da Graça Carvalho tomou posse numa sessão online, transmitida nas redes sociais.

A sessão, realizada no dia 23 de Julho, contou com as intervenções da Presidente eleita, a Eurodeputada Maria da Graça Carvalho, de Francisco Pinto Balsemão, Presidente do Conselho Geral do Instituto Francisco Sá Carneiro e do Presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio.

Na intervenção de tomada de posse, Maria da Graça Carvalho dedicou as primeiras palavras ao executivo cessante, liderado pelo engenheiro Luís Alves Monteiro, ao qual agradeceu o esforço feito na reorganização da instituição. “Graças a essa equipa, o Instituto ultrapassou as crónicas insuficiências de recursos financeiros com as quais se debatia, passando a dispor de melhores condições para cumprir as missões estatutariamente definidas. E estas são vastas e ambiciosas”, acrescentou.

A Eurodeputada referiu que “O Instituto Sá Carneiro deve ser um produtor de ideias para Portugal, identificando problemas e propondo soluções. Deve assegurar-se de que essas propostas são publicadas e devidamente comunicadas. Deve, em permanência, preservar e divulgar o legado e memória da personalidade que lhe deu o nome. E deve ainda formar quadros políticos para o futuro do partido e do país, especialmente jovens”.

Já para o primeiro ano de mandato, Maria da Graça Carvalho revelou que “estão em preparação várias novidades, entre as quais “a criação do Prémio Francisco Sá Carneiro, para distinguir jovens investigadores na área da Ciência Política”, a criação de uma Bolsa de Empreendedorismo, em parceria com entidades do setor privado, e um conjunto importante de iniciativas relacionadas com a efeméride dos 40 anos da morte de Sá Carneiro”.

Alem disso, acrescentou que “será dada continuidade a um conjunto muito alargado de tradições do Instituto cujo sucesso está comprovado, “desde a Universidade de verão e iniciativas análogas a eventos abertos à sociedade civil em geral. Ainda sobre os seus planos para a instituição, a nova presidente disse pretender “dar-lhe uma grande componente internacional, mas também uma atenção redobrada às componentes local e regional”.