Universidade de Verão 2014 - Resumo do 6º dia

Universidade de Verão 2014 - Resumo do 6º dia

O penúltimo dia da Universidade de Verão começou com Maria Luís Albuquerque a falar sobre «Portugal no €uro: oportunidades e condicionamentos». Explicou como foi a entrada para o euro, quais os benefícios que isso trouxe para o país e enumerou ainda alguns desafios para os próximos tempos. Relativamente à actual situação portuguesa, a Ministra das Finanças fez questão de lembrar que Portugal tem ainda um compromisso com as instituições europeias e deve mostrar credibilidade para poder cumprir metas.

De tarde, os alunos fizeram a habitual simulação de assembleia. Desempenhando os papéis de governo e oposição, tiveram que mostrar o trabalho que desenvolveram ao longo da semana acerca de dez diferentes temáticas. As simulações tiveram discussões bastante acesas e foram consideradas de alto nível. A avaliar a prestação de cada interveniente estiveram Carlos Coelho e Duarte Marques. A deputada Joana Barata Lopes e o deputado Nuno Matias presidiram aos trabalhos na mesa de assembleia.

O último jantar-conferência da XII Universidade de Verão teve como orador Jorge Moreira da Silva com o tema “Crescimento Sustentável”. Para o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, é essencial apostar na área do conhecimento, na política industrial e no crescimento verde. Num momento em que se prevêem problemas devido ao aumento de consumos de energia, água e gás, é necessário retirar partido do nosso potencial nestas áreas e, assim, superar constrangimentos estruturais. O Ministro referiu ainda que será necessário, de futuro, criar um quadro fiscal mais justo para beneficiar aqueles que têm preocupações ambientais e ecológicas, e lembrou que Portugal é o campeão das energias renováveis.

No fim da noite houve ainda tempo para uma surpresa: Teresa Azoia, fadista e conselheira da UV, brindou os alunos com uma pequena sessão de fados.

Os trabalhos da Universidade de Verão chegaram, assim, ao fim, tendo esta jornada de formação terminado no Domingo, dia 7, na sessão de encerramento que contou com a presença do Primeiro-Ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.