Universidade de Verão 2019: Resumo do segundo dia – 27 de Agosto de 2019

Universidade de Verão 2019: Resumo do segundo dia – 27 de Agosto de 2019

O segundo dia da 17ª edição da Universidade de Verão começou com a aula “Crescimento e contas públicas: que caminhos para Portugal?”, tema abordado por Joaquim Sarmento. O crescimento da economia portuguesa associado à variação quer da produtividade do trabalha quer da produtividade do capital, bem como com a utilização da tecnologia como fator de crescimento, foram alguns dos tópicos destacados nesta sessão. “Cada vez mais, o País tem que que procurar aumentar o seu investimento, melhorar a sua capacidade em termos de fator trabalho e formação, mas sobretudo melhorar a sua capacidade de gestão e de utilização da tecnologia”, concluiu. 

De seguida, e antes do fim dos trabalhos da manhã, os alunos assistiram ao Workshop sobre “Técnicas de escrita de discursos” ministrado por Paulo Colaço. Uma sessão prática e dinâmica sobre a importância e metodologia da preparação de discursos. 

No período da tarde, Salvador Malheiro e Ana Isabel Miranda lecionaram a aula “Ambiente e Energia: o que temos de decidir já”, onde a importância de ações que fomentem a eficiência energética estiveram em grande destaque. Ambos os oradores reforçaram a globalidade do tema, sendo este de grande impacto local. 

“Ninguém pense que conseguimos fazer algo em matéria ambiental, em matéria de alterações climáticas, se não houver o compromisso e a responsabilização das pessoas”, afirmou o Vice-Presidente do PSD. Ana Isabel Miranda reforçou a importância da economia circular salientando que “nós não temos que crescer infinitamente, temos é que desenvolver” – desenvolver políticas eficientes e “rever a nossa maneira de pensar face aos desafios das alterações climáticas, face aos desafios da urbanização, face à necessidade de recursos, face ao comportamento e aos padrões de consumo”, concluiu.   

No primeiro jantar-conferência, contámos com a presença de Filipa Roseta, que iniciou o debate com os alunos através da sua análise sobre “o que pode ser feito pelo poder político para dar resposta aos problemas dos jovens”, passando por temas como habitação, mobilidade e sustentabilidade.