Citações

Pensar o Partido é difundir ideias, estimular a acção, permitir a crítica.
(…) Mais importante do que a doutrinação é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem. Nem se estranhe que pensemos o Partido também como difusor de ideias, como estimulante da acção e da crítica pessoais. Se não formos também isso renunciaremos à dimensão cultural e ética da política, transformá-la-emos, e a toda a nossa acção, em mero jogo de vulgaridades que só os medíocres e oportunistas aceitarão.
A crítica no combate às injustiças.
Nos países democráticos os meios de acção e de expressão permitem uma denúncia constante das injustiças, põem em movimento os vários mecanismos de correcção do próprio sistema, que contestando-o, não deixam de ser-lhe indispensáveis pela actualização a q
Respeitar as críticas
Há que estar disposto à revisão crítica das posições tomadas, desde que, sempre, se respeite a coerência e a sinceridade, não lhes deixando sobrepor o oportunismo e o comodismo.
Oposição é factor de progresso
A oposição quando actuante e livremente exercida dentro e fora do parlamento, advém para o poder forte limitação resultante da crítica, da denúncia do erro, do apontar das imperfeições. Por isso a oposição é, para o poder em exercício, estímulo, e, para o interesse comum, factor de progresso.