Citações

Um Estado pelos Cidadãos.
(…) Ao cidadão, o Estado deve dar mais em troca do que lhe pede ou pedir menos do que aquilo que está em condições de reciprocamente lhe dar.
Para preservar o Estado democrático é necessário reformá-lo.
(…) A liberdade exige também que se repense a noção de Estado. O Estado deve ser defendido. Para preservar o Estado democrático, é necessário reformá-lo.
Um Estado clássico é um Estado impotente.
No mundo actual, o estado clássico é demasiado grande para os pequenos problemas e demasiado pequeno para os grandes problemas.
O Poder local é a base de segurança de toda a verdadeira democracia.
Para nós, social-democratas portugueses, o poder local é a base de segurança de toda a verdadeira democracia: as municipalidades, as regiões, são fundamentais como centros de decisões locais e não podem ser absorvidas por um Estado centralizado, o qual se poderá tornar despótico, mesmo nos termos democráticos.
Ao Governo cumpre governar, aos Tribunais compete julgar.
(…) A Assembleia da República deve possuir sempre clara consciência daquilo que lhe pertence na repartição das funções do Estado e do que pertence aos outros órgãos de soberania, tendo especialmente em conta que é ao Governo que cumpre governar e aos tribunais que compete julgar, com toda a independência e liberdade, os casos da justiça concreta.
Igualdade para liberdade.
Mas, a partir do desenvolvimento da ideia de igualdade, depressa se reconhece que o Estado se não pode desinteressar dos problemas da vida dos indivíduos em sociedade. Assim o impôs o valor essencial da liberdade, que sem igualdade se torna aristocrático
O político da e para a sociedade civil.
Dilui-se a separação entre sociedade e o Estado, galga este a distância que o liberalismo prudentemente entre eles mantinha, e o político abeira-se da sociedade civil, toma nas mãos os seus problemas, cuida solícito da sua organização, torna-se seu mento
Um Estado moderno é um Estado social.
Qualquer Estado moderno é inevitavelmente um Estado social, pois a nenhum poder politicamente organizado é hoje possível deixar de conformar-se com as realidades sociais e tomar a seu cargo a satisfação das necessidades colectivas.
Estado de direito não é apenas Estado de legalidade.
Estado de direito é Estado de legitimidade e de justiça, de conformidade com os direitos naturais da pessoa, e não de legalidade apenas.