Citações

Um partido de Poder é um partido indispensável na decisão.
Para ser um partido de Poder, não é necessário ser partido de Governo - basta ser indispensável nas decisões de fundo.
Um voto para um Governo.
(…) É preciso que as eleições sejam de facto escolha, que as pessoas quando votam, como acontece na maioria dos países, saibam que votando em determinado partido escolhem determinado Governo. É preciso pois que se saiba que quando se vota no Partido Social Democrata se está a escolher um Governo.
Em benefício das Pessoas, não de ideologias.
(…) O bom Governo é aquele que olha para as realidades e traduz a sua acção no benefício concreto das pessoas e não no benefício das ideologias ou, eventualmente, até, de interesses imperialistas estrangeiros.
Ao Governo cumpre governar, aos Tribunais compete julgar.
(…) A Assembleia da República deve possuir sempre clara consciência daquilo que lhe pertence na repartição das funções do Estado e do que pertence aos outros órgãos de soberania, tendo especialmente em conta que é ao Governo que cumpre governar e aos tribunais que compete julgar, com toda a independência e liberdade, os casos da justiça concreta.
No Governo só quem estiver com o Governo.
No Governo só deve ficar quem estiver, efectivamente, com o Governo e com o cumprimento do seu programa. De outra maneira é impossível governar.
As soluções sociais-democratas são a solução para o país.
Sendo a social-democracia a via realista, a via ponderada, a via adequada para o desenvolvimento do povo português, as soluções sociais-democratas terão de ser as seguidas por qualquer governo que esteja efectivamente interessado em fazer progredir o país.
O Povo quer um governo eficaz, competente e prestigiado.
O Povo está farto de desordem, de anarquia e de projectos utópicos que o matarão à míngua. Quer um governo eficaz, competente e prestigiado, que dê resposta imediata aos seus problemas concretos.
Governo forte com boa base de apoio
Um governo ou uma oposição serão tanto mais fortes quanto maior for a sua base de apoio, quanto mais forte for a corrente de opinião que os suporta.
O Governo não pode controlar a democratização
Se só o Governo controla a democratização ela não será certamente democrática, ou seja, não existirá senão em aparência.