A tarefa da social-democracia não será fácil nem a curto-termo.
A social-democracia portuguesa tem um papel essencial a desempenhar, mas, quando a situação geral é má, a sua tarefa não vai ser fácil, nem imediatamente compensadora.
Uma social-democracia sempre com igualdade e liberdade.
A Social-democracia não é um fim em si mesma, só se explica se trouxer a libertação para todos. Não queremos a igualdade pela igualdade, mas sim e sempre com liberdade.
Social-Democracia é movimento pelo bem comum, Social-Democracia é processo pela inovação e dinamização.
Social-Democracia é movimento constante para realização concreta do bem das pessoas e por isso de prossecução do bem comum. Social-Democracia é processo inovador e realista, dinâmico e dinamizador. É isso que temos de viver em todos os escalões do Partido e em todo o País.
Os trabalhadores como base de uma social-democracia avançada.
(…) Reforçar o poder dos trabalhadores, juntamente com a responsabilidade dos trabalhadores perante os problemas nacionais, parece-me ser uma perspectiva de social-democracia avançada.
A defesa da social-democracia é o essencial para o PPD.
(…) Se as posições concretas podem mudar, o essencial mantém-se. E o essencial, para o PPD é a defesa da social-democracia como via realista e equilibrada para o Socialismo. Socialismo que é justiça, liberdade e igualdade.
A social-democracia não admite um programa comunista.
A social-democracia foi sempre o maior obstáculo ao comunismo, enquanto o socialismo-marxista, o social-marxismo do PS, é o seu aliado táctico natural, com quem busca um programa comum que nós não admitimos.