Citações

A pessoa é a medida e o fim de toda a actividade humana.
A pessoa é a medida e o fim de toda a actividade humana. E a política tem de estar ao serviço da sua inteira realização. Essa é a nova regra, o novo início, a nova meta.
A socialização deve ser o desenvolvimento da democracia e da pessoa.
Para nós a socialização é o desenvolvimento da própria democracia, mas, preservando sempre o espaço de realização da pessoa.
Um Partido não é uma Pessoa.
O rosto de um Partido não é o de uma pessoa.
Um partido comprometido com a sociedade e a economia.
O nosso Partido está e estará sempre empenhado na rápida realização das transformações qualitativas da sociedade e da economia, promovendo a pessoa na igualdade, na liberdade e na solidariedade.
Uma social-democracia orientada para a liberdade, igualdade e desenvolvimento.
(...) Organizaremos, sem transplantações de figurinos alheios, a nossa própria via para uma sociedade humana e justa, em que a liberdade coexista com a igualdade; a igualdade se consigna sem revolução; e o desenvolvimento esteja ao serviço da pessoa.
Nenhum ideal deve sacrificar a liberdade humana.
(…) É inconcebível que se queira sacrificar a liberdade humana a um qualquer ideal colectivo, social ou transpersonalista: isso seria subversivo, já que toda a nossa ordem moral assenta no valor absoluto da pessoa humana.
O poder político está na realização da pessoa.
O poder político só tem sentido como meio de assegurar a liberdade, possibilitando a realização da pessoa.
A pessoa é o essencial e decisivo limite.
(...) O Estado não existe sem liberdade, embora eventualmente actuando contra ela. A sua função é transformar a liberdade metafísica em liberdade jurídica e em liberdade política. Mas essa transformação não esgota a liberdade da pessoa, que existe antes
Bem comum não legitima supressão da liberdade individual.
Não há, pois, um bem comum que possa legitimar a supressão da liberdade da pessoa: o bem de todos está em que cada um, sem excepção, possa realizar-se na liberdade do ser, sem o qual não há homem.