Citações

A pessoa é a medida e o fim de toda a actividade humana.
A pessoa é a medida e o fim de toda a actividade humana. E a política tem de estar ao serviço da sua inteira realização. Essa é a nova regra, o novo início, a nova meta.
A Democracia passará sempre pelo Parlamento.
Sou estruturalmente antipresidencialista e sempre entendi que, em Democracia, a política deve ter no Parlamento a sua razão e o seu objectivo.
A política envolve mudança, a política envolve risco!
Em política nada é definitivo, nada é sem risco (…).
Sem melhoria das condições dos portugueses, não há política que valha a pena.
Para nós, sociais-democratas, para qualquer político que encare a política como serviço do seu país, sem melhoria das condições concretas dos portugueses, não há política que valha a pena, não há especulações que justifiquem, não há cenários que motivem ninguém, e um caminho desses seria a ruína da própria liberdade e da própria democracia.
Sem estabilidade política, a resolução dos problemas económicos é impossível.
(…) A economia marca prazos à política - é verdade. Mas também é verdade que, fora do quadro da estabilidade política, a resolução dos problemas económicos é impossível (…).
Política implica melhoria.
Porque a política para nós nada significa se não representar a melhoria das condições de vida concretas do povo português.
A política não se faz de armas na mão.
Sempre defendi que os militares não devem estar na política, sempre sustentei que não há democracias militares, que a política não se faz de armas na mão e que seria uma péssima solução (…).
A Política é dever de cidadania.
Não encaro a política como uma carreira, nem sequer como uma profissão, encaro-a efectivamente como correspondência a um dever de cidadania.
Não se pode ser liberal em política e totalitário em economia.
Ser pluralista em termos políticos e colectivista em termos económicos são realidades absolutamente incompatíveis. Não se pode ser liberal em política e totalitário em economia.