Citações

Em Democracia, a transparência é regra.
(…) Em democracia, os países da comunidade internacional sabem quais são os poderes, quem os detém, quais as suas responsabilidades, a transparência é uma regra da democracia.
A Democracia passará sempre pelo Parlamento.
Sou estruturalmente antipresidencialista e sempre entendi que, em Democracia, a política deve ter no Parlamento a sua razão e o seu objectivo.
Sem liberdade não há democracia.
(…) Não há democracia sem garantia de liberdade em todos os campos (…).
Sem melhoria das condições dos portugueses, não há política que valha a pena.
Para nós, sociais-democratas, para qualquer político que encare a política como serviço do seu país, sem melhoria das condições concretas dos portugueses, não há política que valha a pena, não há especulações que justifiquem, não há cenários que motivem ninguém, e um caminho desses seria a ruína da própria liberdade e da própria democracia.
Pelo País, pela Democracia.
Exigimos e continuamos a exigir que o País seja uma autêntica democracia.
Uma democracia não o será sem liberdade, moral e autoridade.
Não há democracia, não há regime humano, sem respeito pelas liberdade, sem moral pública, sem autoridade.
As bases da democracia, as bases de um Partido.
Diálogo, abertura e consenso são indispensáveis em democracia, dentro e fora do nosso Partido, mas implicam respeito pelas liberdades das pessoas, pela sua dignidade; implicam franqueza, crítica e frontalidade de posições.
A política não se faz de armas na mão.
Sempre defendi que os militares não devem estar na política, sempre sustentei que não há democracias militares, que a política não se faz de armas na mão e que seria uma péssima solução (…).
A Constituição em Democracia não é irrepreensível.
Em Democracia não há leis indiscutíveis, não há pessoas indiscutíveis, em Democracia só é indiscutível o respeito das liberdades de cada um, o respeito pelo sistema que assegura a representatividade dos órgãos de soberania, dentro de um respeito por esses princípios fundamentais, tudo se pode e deve discutir. É por isso que a Constituição em Democracia, não é irrepreensível.