Citações

Não se pode escravizar o regime democrático.
Não se pode - porque é ilegítimo e anti-democrático - escravizar o regime democrático a um qualquer esquema económico-social, a uma opção ideológica.
As bases da democracia, as bases de um Partido.
Diálogo, abertura e consenso são indispensáveis em democracia, dentro e fora do nosso Partido, mas implicam respeito pelas liberdades das pessoas, pela sua dignidade; implicam franqueza, crítica e frontalidade de posições.
As tendências radicam em razões ideológicas, não em diferenças estratégicas.
(…) As tendências são qualquer coisa que assenta em diferenças de pontos de vista com uma certa permanência, que radicam portanto em razões ideológicas ou programáticas e não podem radicar em meras diferenças estratégicas.
A Constituição existe para o Povo e para o país, não o contrário.
(…) A Constituição existe para o Povo e para o país e não o Povo e o país para a Constituição seja ela qual for.
Um Partido é uma comunidade unida por um Programa.
O Partido (…) não é uma reunião de tendências, não é uma frente, não é um conjunto de opiniões, é efectivamente uma comunidade unida por um Programa claro.
A política não se faz de armas na mão.
Sempre defendi que os militares não devem estar na política, sempre sustentei que não há democracias militares, que a política não se faz de armas na mão e que seria uma péssima solução (…).
A Política é dever de cidadania.
Não encaro a política como uma carreira, nem sequer como uma profissão, encaro-a efectivamente como correspondência a um dever de cidadania.
A Constituição em Democracia não é irrepreensível.
Em Democracia não há leis indiscutíveis, não há pessoas indiscutíveis, em Democracia só é indiscutível o respeito das liberdades de cada um, o respeito pelo sistema que assegura a representatividade dos órgãos de soberania, dentro de um respeito por esses princípios fundamentais, tudo se pode e deve discutir. É por isso que a Constituição em Democracia, não é irrepreensível.
A Democracia não se pode identificar com uma qualquer lei.
A Democracia, como regime, não se pode identificar com uma qualquer lei, mesmo que ela seja a Constituição.