Citações

Ser populista é ser verdadeiramente democrático.
Se ser populista é realmente, saber captar o sentido da realidade das pessoas e saber exprimir os seus anseios e as angústias, as suas frustrações e os seus desejos, então eu digo que ser populista é ser uma pessoa verdadeiramente democrática.
Não há políticos sem eleições, não há votos sem Povo.
Não podemos esquecer que não há políticos sem eleições e que não há políticos sem governantes, sem os votos, e quem os dá é o Povo e ao Povo o deve ser apresentado.
A tarefa da social-democracia não será fácil nem a curto-termo.
A social-democracia portuguesa tem um papel essencial a desempenhar, mas, quando a situação geral é má, a sua tarefa não vai ser fácil, nem imediatamente compensadora.
Divergências Políticas.
As divergências políticas entre os homens, são respeitáveis e devem respeitar-se.
Um animal político, nunca um animal do poder.
Os que me conhecem alguma coisa, sabem que se tenho algum defeito grave como político e tenho vários, um deles é a falta de ambição. Não me interessa, profissionalmente, nada ser ministro, ou 1º ministro, nem ter qualquer outro cargo. (…) É assim mesmo comigo, o que não quer dizer que não goste da política, e não reconheça que sou o que se chama «um animal político». Mas não sou, e isso tenho perfeita consciência, é um animal do poder.
Para preservar o Estado democrático é necessário reformá-lo.
(…) A liberdade exige também que se repense a noção de Estado. O Estado deve ser defendido. Para preservar o Estado democrático, é necessário reformá-lo.
Um Estado clássico é um Estado impotente.
No mundo actual, o estado clássico é demasiado grande para os pequenos problemas e demasiado pequeno para os grandes problemas.
O Poder local é a base de segurança de toda a verdadeira democracia.
Para nós, social-democratas portugueses, o poder local é a base de segurança de toda a verdadeira democracia: as municipalidades, as regiões, são fundamentais como centros de decisões locais e não podem ser absorvidas por um Estado centralizado, o qual se poderá tornar despótico, mesmo nos termos democráticos.
Uma economia estatizada não é possível numa democracia.
Uma economia estatizada é incompatível com um regime democrático. Não pode existir uma sociedade pluralista, quando uma economia se encontra inteiramente estatizada.