Citações

Queremos um sistema para as pessoas e não as pessoas para um sistema.
Temos um determinado modelo de sociedade de base colectivista. O nosso modelo é diferente, é de base personalista. Queremos um sistema para as pessoas e não as pessoas para um sistema (…).
Se a Constituição possui um modelo pré-definido de sociedade, tudo o resto é ilusão.
Se a Constituição é um espartilho que contém em si própria um modelo de sociedade pré fixada, então a escolha eleitoral e a liberdade política são uma ilusão, são palavras vãs.
Uma economia estatizada não é possível numa democracia.
Uma economia estatizada é incompatível com um regime democrático. Não pode existir uma sociedade pluralista, quando uma economia se encontra inteiramente estatizada.
Social democracia é um socialismo personalista.
Concebemos a social democracia como socialismo personalista, que concilia o primado do social com o integral respeito pela criatividade pessoal, construindo uma sociedade justa e igualitária, com preservação das esferas de acção moral e material da pessoa, do seu espaço de liberdade.
O caminho democrático é o das reformas.
O caminho democrático é o das reformas, que devem ser tão profundas quanto necessário seja, para a criação de uma sociedade justa e igualitária em que os trabalhadores e a todo o povo sejam garantidas condições de vida cada vez melhores.
A solução é o socialismo democrático.
A solução final é o socialismo democrático não dogmático, isto é, o estabelecimento de uma sociedade sem distinção de classes com igualdade de oportunidades em que haja efectivamente democracia económica, social e cultural assente na democracia política.
Temos uma missão, um projecto, um intuito!
Temos uma missão, um projecto, um intuito. O de reconstruir o nosso país. O projecto de, rapidamente, termos entre nós, uma sociedade livre e justa. O intuito de consagrarmos, não a glória do nosso partido, mas acima de tudo, o progresso do nosso país e do nosso povo.
Uma sociedade sem classes só se admite numa sociedade estática.
Uma sociedade sem classes é, não digo uma utopia, mas uma impossibilidade teórica. Uma sociedade sem classes só é admissível numa sociedade estática, o que é a negação da própria sociedade.
A solidariedade é direito para o Homem e referencial para a sociedade.
A solidariedade é o fundamento da segurança a que todo o ser humano tem direito e do sentido de comunidade que deve caracterizar qualquer sociedade.