Citações

A democracia política implica reconhecimento da soberania popular.
A democracia política implica o reconhecimento da soberania popular na definição dos órgãos do poder político, na escolha dos seus titulares e na sua fiscalização e responsabilização (...).
O poder político está na realização da pessoa.
O poder político só tem sentido como meio de assegurar a liberdade, possibilitando a realização da pessoa.
A pessoa é o essencial e decisivo limite.
(...) O Estado não existe sem liberdade, embora eventualmente actuando contra ela. A sua função é transformar a liberdade metafísica em liberdade jurídica e em liberdade política. Mas essa transformação não esgota a liberdade da pessoa, que existe antes
Os órgãos de soberania como garante do Estado de Direito.
Para garantia dos cidadãos, para a construção de um Estado de Direito, é fundamental que o poder político esteja limitado pela sua divisão entre os órgãos de soberania; só assim, de resto, poderá falar-se de fiscalização de um sobre o outro órgão.
O poder político deve assegurar os bens comuns.
(…) do conjunto dos bens comuns, compete essencialmente ao poder político prosseguir três, e são eles a paz pública, a moralidade pública e a justiça, não esquecendo que aquilo que em primeiro lugar é devido em justiça às pessoas é a sua liberdade.
Não sou liberal no campo exclusivamente económico
Se se limita a concepção de liberalismo ao campo exclusivamente económico e se tem como liberal aquele que preconiza a abstenção do poder político em relação ao campo económico e ao campo social, nesse sentido não sou liberal.