Citações

Em momentos de crise nacional impõe-se a convergência democrática.
(…) Se as lutas políticas e as divergências partidárias são o próprio dinamismo da democracia, não podemos esquecer que, nas alturas de crise nacional, os partidos e os seus militantes têm que sobrepor às divergências partidárias a convergência democrática, pois é a salvação nacional que o impõe.
Uma Constituição como ponto de partida e de consenso de programas.
A Constituição é o ponto de partida para o país novo que queremos, feito de homens, mulheres e crianças vivos e livres. Ela marca os pontos fundamentais a observar na acção política. Mas nela cabem programas tão diversos como diferentes são os partidos.
A Democracia existe para o Povo, e não o Povo para a Democracia.
A Democracia existe para o Povo, e não o Povo para a Democracia. Para esta são os partidos e não para eles a democracia. A política é para o serviço das pessoas e não estas para a política.
O descrédito dos partidos é o descrédito da democracia.
(…) Trabalhar para o descrédito dos partidos é trabalhar para o descrédito da democracia, já que não há democracia sem partidos.
A construção democrática está no pluralismo partidário.
(…) Não é possível a construção democrática de uma sociedade sem a apresentação de diferentes projectos políticos, apresentados à escolha popular, papel esse próprio dos partidos.
Respeito é garantia de ordem democrática.
(…) Todos os partidos que dêem, pelo seu programa e pela sua acção concreta, garantias de respeito pela ordem democrática, devem ser admitidos a participar em quaisquer eleições e na vida política do País.
Povo, partidos e organizações são o motor político.
O motor político da revolução, como de toda a política, tem de ser o Povo, os partidos que o representam e as organizações em que se associa.
Os partidos na definição da democracia.
É aos partidos que compete propor as vias políticas que a democracia pluralista deve seguir para servir o povo.
Os partidos são via de consciencialização política do povo.
É nos partidos e pela acção dos partidos que se fará a consciencialização política do povo, se preparará e efectivará a institucionalização da democracia.