Citações

A defesa da social-democracia é o essencial para o PPD.
(…) Se as posições concretas podem mudar, o essencial mantém-se. E o essencial, para o PPD é a defesa da social-democracia como via realista e equilibrada para o Socialismo. Socialismo que é justiça, liberdade e igualdade.
Uma social-democracia intransigente ao caos e à subversão.
Seremos sempre, intransigentes na defesa da liberdade e da justiça, na defesa da ordem e da disciplina. Estaremos sempre, onde for preciso, na rua, pacíficos e desarmados, mas lutando para que se ponha cobro ao caos e à subversão.
Estado de direito não é apenas Estado de legalidade.
Estado de direito é Estado de legitimidade e de justiça, de conformidade com os direitos naturais da pessoa, e não de legalidade apenas.
Justiça só com liberdade
Que a realização da justiça implica a reoganização da liberdade, mas é incompatível com a sua supressão, sabemo-lo todos por experiência própria, embora só alguns o realizem e poucos o consigam dizer.
Sem liberdade, não há paz
Mas aquilo que acima de tudo é, em justiça, devido às pessoas, é a sua liberdade. Sem ela não há paz efectiva. Sem ela a ordem exterior, enquanto existe, assenta numa situação explosiva. Sem ela por mais que se diga, o progresso é ilusório.
O poder político deve assegurar os bens comuns.
(…) do conjunto dos bens comuns, compete essencialmente ao poder político prosseguir três, e são eles a paz pública, a moralidade pública e a justiça, não esquecendo que aquilo que em primeiro lugar é devido em justiça às pessoas é a sua liberdade.
Conciliar liberdade com segurança
Recuso-me a admitir que ao contrário dos outros povos, não possamos ser capazes de conciliar a liberdade com a ordem, o progresso com a segurança, o desenvolvimento com a justiça.