Citações

Restabelecer direitos e liberdades
A revitalização política do país e o restabelecimento dos direitos e das liberdades fundamentais parecem-me ser os pontos de partida essenciais para uma realização efectiva das reformas a empreender.
Combater o descrédito da política
Por muito que se tenha educado no descrédito da política, é-se forçado a reconhecer que, quando se começa a tomar em profundidade consciência da nossa própria existência pessoal e das realidades que nos cercam, somos constantemente conduzidos a ela
A política no centro das nossas vidas
Desde a educação e futuro dos nossos filhos às nossas próprias condições de trabalho e de vida, desde a liberdade de ideias à liberdade física, aquilo que pensamos e queremos coloca-nos directamente ante a política: seja em oposição frontal à seguida por determinado governo, seja de simples desacordo, seja de apoio franco
Não nos demitimos da intervenção activa
(…) Se nos demitimos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café.
Intervenção activa é a única possibilidade
A intervenção activa é a única possibilidade que temos de tentar passar do isolamento das nossas ideias e das teorias das nossas palavras à realidade da actuação prática, sem a qual as ideias definham e as palavras se tornam ocas.
Os cidadãos devem intervir
A intervenção activa (...) trata-se portanto de um direito e de um dever que nos assiste como simples cidadãos, pelo qual não nos devemos cansar de lutar e ao qual não nos podemos esquivar a corresponder.
A dimensão política é essencial à condição de Homens
Podemos sentir ou não vocação para o desempenho de atitudes ou de cargos políticos, podemos aceitar ou não as condições em que estamos, concordar ou não com a forma como a intervenção nos é facultada, mas não temos o direito de nos demitirmos da dimensão política, que, resultante da nossa liberdade e da nossa inteligência, é essencial à condição de homens.
Conciliar liberdade com segurança
Recuso-me a admitir que ao contrário dos outros povos, não possamos ser capazes de conciliar a liberdade com a ordem, o progresso com a segurança, o desenvolvimento com a justiça.
A revolução não é a via
Recuso-me a conceber que a revolução seja a única forma de nos fazer sair do marasmo político, que a subversão seja o único meio de fazer vingar as reformas das nossas estruturas.