Citações

Igualdade para liberdade.
Mas, a partir do desenvolvimento da ideia de igualdade, depressa se reconhece que o Estado se não pode desinteressar dos problemas da vida dos indivíduos em sociedade. Assim o impôs o valor essencial da liberdade, que sem igualdade se torna aristocrático
O político da e para a sociedade civil.
Dilui-se a separação entre sociedade e o Estado, galga este a distância que o liberalismo prudentemente entre eles mantinha, e o político abeira-se da sociedade civil, toma nas mãos os seus problemas, cuida solícito da sua organização, torna-se seu mento
Um Estado moderno é um Estado social.
Qualquer Estado moderno é inevitavelmente um Estado social, pois a nenhum poder politicamente organizado é hoje possível deixar de conformar-se com as realidades sociais e tomar a seu cargo a satisfação das necessidades colectivas.
Tecnocracia gera obsessão da eficiência.
O desenvolvimento do económico e a aplicação crescente da técnica a todos os ramos gera a obsessão da eficiência.
Expressão Estado Social é vazia de conteúdo ético.
Em si mesma, a relação Estado-Sociedade, traduzida na expressão Estado Social, é vazia de conteúdo ético: a muito se presta e pela dinâmica das forças em presença tenderá para uma das formas apontadas de domínio político ou social.
Liberdade de todos não é limite da Liberdade de cada um.
A liberdade de todos não é já o limite da liberdade de cada um, pois a questão se não põe entre os indivíduos; e os próprios direitos fundamentais ganharam conteúdo social.
Estado de direito não é apenas Estado de legalidade.
Estado de direito é Estado de legitimidade e de justiça, de conformidade com os direitos naturais da pessoa, e não de legalidade apenas.
A pessoa é o essencial e decisivo limite.
(...) O Estado não existe sem liberdade, embora eventualmente actuando contra ela. A sua função é transformar a liberdade metafísica em liberdade jurídica e em liberdade política. Mas essa transformação não esgota a liberdade da pessoa, que existe antes
Bem comum não legitima supressão da liberdade individual.
Não há, pois, um bem comum que possa legitimar a supressão da liberdade da pessoa: o bem de todos está em que cada um, sem excepção, possa realizar-se na liberdade do ser, sem o qual não há homem.