Citações

Os órgãos de soberania como garante do Estado de Direito.
Para garantia dos cidadãos, para a construção de um Estado de Direito, é fundamental que o poder político esteja limitado pela sua divisão entre os órgãos de soberania; só assim, de resto, poderá falar-se de fiscalização de um sobre o outro órgão.
Educar para a liberdade.
Educar é formar para a liberdade e em liberdade.
Democratizar pelo ensino.
(...) Não se trata apenas de estabelecer entre os portugueses a igualdade quanto à instrução: trata-se sim de democratizar pelo ensino.
Instrução - Educação - Liberdade.
A instrução não coincide com educação, nem esta com liberdade. Relacionadas intimamente, nem por isso se identificam.
A liberdade política não é uma liberdade linear.
A liberdade política não nasce de um certo aumento do produto nacional bruto, como não é simplesmente fruto do aumento do coeficiente de educação.
A democratização do ensino como base de uma sociedade democrática.
A democratização do ensino é importante para a construção de uma sociedade democrática, mas não pode ser considerada como seu factor exclusivo.
Intervenção política é direito, Intervenção política é dever.
Instruído, educado, o povo terá consciência dos seus direitos que o chamam a um dever de intervenção política.
Meios de participação como meios de liberdade.
É indispensável que se encontre os meios de participação que às pessoas são em justiça devidos para o exercício da sua liberdade. Sem isso a educação conduzirá ao afrontamento entre a prática dos direitos de que se não prescinde e a autoridade que na prá
A democratização do ensino não é suficiente.
A democratização do ensino só por si não conduz à democratização política. Nem é ela mesma possível desinserida de um processo de democratização global.