Citações

Os sindicatos enquanto factor fundamental para a estabilidade da democracia.
(…) Os sindicatos constituem um elemento essencial do sistema sócio-político e um factor fundamental para a estabilidade da democracia.
Sem poder local não se contrói uma sociedade democrática.
Sem instituir o poder local efectivamente democrático e sem o viabilizar através de meios organizativos técnicos, financeiros e humanos não se contrói uma sociedade democrática.
Social democracia é um socialismo personalista.
Concebemos a social democracia como socialismo personalista, que concilia o primado do social com o integral respeito pela criatividade pessoal, construindo uma sociedade justa e igualitária, com preservação das esferas de acção moral e material da pessoa, do seu espaço de liberdade.
Um Partido social democrata é estímulo pessoal, político e sócio-profissional.
(…) Um partido social democrata não é apenas militância organizada com vista à conquista do poder por meios democráticos; não é, nem pode ser, mera máquina eleitoral. Há-de ser estímulo pessoal, político e sócio-profissional. Tem de agir como difusor de ideias, como dinamizador de planos, coomo estimulante da acção pessoal.
Um Partido comprometido com a reflexão e melhoria contínua.
Como realidade viva e dinâmica, o Partido deve-se a si próprio reflexão crítica e tentativa constante de aperfeiçoamento.
Eleições locais não são plebiscito nacional.
(…) As eleições locais não são de maneira nenhuma um plebiscito nacional.
O Povo Português não vive numa democracia estabilizada.
O povo português tem de estar consciente que não vive ainda numa democracia estabilizada, porque sendo as dificuldades económicas financeiras e também sociais dramáticas, tem de continuar a desempenhar o seu papel de salvador da democracia portuguesa.
A criatividade como uma das bases da Política.
Quando se invade o espaço da criatividade, rouba-se todo o aspecto cultural e humano à política, caminha-se para um qualquer despotismo.
O Ensino é a base da criatividade pessoal e esta valor da Social-Democracia.
(…) O valor da Social-Democracia é a criatividade pessoal. Ora o ensino é, precisamente, a base do respeito pela criatividade pessoal.