Citações

Os partidos na definição da democracia.
É aos partidos que compete propor as vias políticas que a democracia pluralista deve seguir para servir o povo.
Ser ministro é servir a comunidade.
Não nos atemos aos postos ministeriais em si: ser ministro não vale como título mas sim como possibilidade de servir a comunidade.
Centrismo não é reaccionarismo.
Centrismo não é necessariamente equivalente de reaccionarismo.
O centro político na dinâmica política.
O centro, na dinâmica política, orientar-se-á sempre para a esquerda numa linha progressiva, ou para um conservantismo de direita.
Uma social-democracia orientada para a liberdade, igualdade e desenvolvimento.
(...) Organizaremos, sem transplantações de figurinos alheios, a nossa própria via para uma sociedade humana e justa, em que a liberdade coexista com a igualdade; a igualdade se consigna sem revolução; e o desenvolvimento esteja ao serviço da pessoa.
Disciplina política é solução económica.
Só será possível sanear a vida económica num clima de disciplina na vida política.
Abertura para grandeza, isolamento para decadência.
A nossa história ensina-nos que os períodos de grandeza de Portugal são aqueles em que o país está aberto ao mundo e que os períodos de decadência, e até da perda da independência, coincidem com os períodos de isolamento que são sempre uma atitude de provincianismo e de insuficiência.
Os partidos são via de consciencialização política do povo.
É nos partidos e pela acção dos partidos que se fará a consciencialização política do povo, se preparará e efectivará a institucionalização da democracia.
Política que vale a pena.
Saber estar e romper a tempo, correr os riscos da adesão e da renúncia, pôr a sinceridade das posições acima dos jogos pessoais, isso é política que vale a pena.